28 de março de 2016

Religiões do Japão

Resultado de imagem para religião japão
Olá pessoal!
Antes de mais nada, gostaria de desejar um feliz páscoa bem atrasadinho para vocês >u<
Infelizmente eu não adquiri o meu ovo de páscoa, ainda vou comprar hehehe
Hoje falarei sobre as religiões do Japão. Sempre fiquei muito curiosa sobre isso e acabei pesquisando com o objetivo de também trazer para vocês um pouco desse conhecimento.
Vamos começar!


Segundo estatísticas, a religião com maior número de adeptos no país é o xintoísmo com 84% de representação, seguida do budismo com 71%, sendo que muitos japoneses acreditam nas duas religiões de forma complementar. O cristianismo também conta com uma pequena porcentagem de seguidores que equivale a 2% e outras religiões representam 8% da população.

A religião com maior expressividade no país é caracterizada pela crença e adoração da natureza e dos seus ancestrais. Para os xintoístas a divindade está presente em cada parte da natureza como nas flores, nas árvores e nas rochas.


Xintoísmo
O xintoísmo incorpora práticas espirituais derivadas de diversas tradições pré-históricas japonesas, locais e regionais, porém não surgiu como instituição religiosa formalmente centralizada até a chegada do budismo, confucionismo e daoísmo no país, a partir do século VI.

Xinto, ou Kami-no-michi, pode ser traduzido como o Caminho para os Deuses, mas o significado é bem mais amplo. Seria o estudo filosófico do espírito, da essência e da divindade. No caso, divindade pode ter uma forma humana, animal ou qualquer elemento da natureza, como montanhas, rios, trovões, vento, ondas, árvores e pedras. Pode-se dizer que o xintoísmo está bastante ligado à natureza, no sentido de que se propaga a proteção ao meio ambiente, através do culto aos elementos da natureza.

Calcula-se que haja 119 milhões de praticantes do xintoísmo no Japão. O número é elevado porque os japoneses praticam alguns rituais do budismo em algumas ocasiões (culto aos antepassados, por exemplo), e também praticam determinados rituais do xintoísmo no seu dia-a-dia.

Budismo
O Budismo, segunda maior religião do país e a quinta maior do mundo, é baseado nos ensinamentos do Buda Shakyam que prega as leis do carma (causa e efeito) e do renascimento. O Budismo é muito parecido com o Xintoísmo e, por isso, muitas pessoas acreditam nas duas religiões simultaneamente.


Cristianismo
O Cristianismo foi introduzido no Japão pelo Missionário Jesuita Franscisco Xavier e o jovem samurai Ansei Yajiro por volta do ano de 1549. Em 1614 o governo japonês proibiu o cristianismo, houve várias execuções e muitos cristãos foram expulsos do país. A reintrodução dessa religião no Japão começou por volta de 1873 e o período após a II Guerra Mundial também foi significativo, pois contou com o apoio das autoridades da ocupação.

Em fim, o século XX foi marcado pelo surgimento de novas religiões no país, como o Confucionismo, Taoísmo e Xamanismo.
Créditos: (www)


Agora está bem esclarecido o porque de alguns animes e mangás envolvem muitas história mostrando árvores e plantas falando, muitos templos e vários deuses...
É algo que os japoneses acreditam muito, afinal as religiões predominantes de lá costumam ter essa crença.
E dei mais umas pesquisadinhas sobre as religiões e vi que no Xintoísmo, por exemplo, a natureza é até mais valorizada que o homem, e por isso os japoneses são tão cautelosas com ela.
Bom, esse post só serviu para mostrar um pouquinho pra vocês quais são as religiões de lá e um pouco sobre elas. Se vocês tem interesse em saber mais um pouco da cultura do Japão, é só entrar nesse site (www), que aliás não fala só sobre a cultura.
Bom pessoal, é isso ai, até a próxima!
Beijos

4 comentários:

  1. Adoreei o post *¬* adoro essas coisas informativas, que te dão cultura que são explicadas de uma forma interessante ❤
    As religiões asiáticas são um assunto bem interessante, eu já dei uma estudadinha sobre o budismo mas ainda tenho que entender melhor sobre o xintoísmo, em Samurai X e nos filmes de Samurai e Japão feudal mesmo tem MUITAS referencias a essas religiões

    Bjs, até logo ❤
    shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante! Uma vez fiz um trabalho de Geografia a respeito das diferentes religiões e culturas religiosas ao redor do mundo, lembrei bastante disso hahaha

    Beijos. <3
    Elfo Livre

    ResponderExcluir

Comente a vontade, desde que saiba respeitar ;)
Ah, e não é necessário fazer uma conta para comentar, basta colocar como anônimo.

Emoticons:

♥❤∞ ☆ ★ ✖ 。◕‿◕。® ™ ☏✿゚✤
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐
●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●
⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙
≡(▔﹏▔)≡ ( ͡° ͜ʖ ͡°)